Liderança e inovação: um estudo de caso em uma cooperativa de crédito de Santa Catarina

effortt_post_artigo_banner

Liderança e inovação: um estudo de caso em uma cooperativa de crédito de Santa Catarina

A inovação tem sido foco de muitas organizações, algo que visa torná-las competitivas e que cresçam em um mercado cada vez mais competitivo. A estrutura tradicional de P&D parece não atender a crescente necessidade de inovação, e as empresas que se destacam como organizações inovadoras possuem características de liderança bastante específicas.

O presente estudo analisa a relação entre inovação e liderança, e, para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica buscando os aspectos de liderança que mais influenciam na construção de uma organização inovadora. O líder tem um papel fundamental para criar uma cultura de inovação alinhada com os objetivos estratégicos, incentivando a colaboração, aprendizado por experimentação e tomada de decisão integrativa.

Além da fundamentação teórica, foi realizado um estudo de caso, por meio da análise de uma Cooperativa de Crédito de Santa Catarina, visando identificar quais práticas de gestão de inovação já são aplicadas atualmente.

O cooperativismo de crédito tem crescido no Brasil, e é um importante elemento de desenvolvimento socioeconômico na região onde atua.

Confira clicando na imagem abaixo o artigo “Liderança e inovação: um estudo de caso em uma cooperativa de crédito de Santa Catarina” de Charles Burkhardt na íntegra:

effortt_post_artigo_banner_2