Integrar parceiros e clientes pode aumentar a capacidade de inovação da sua empresa

Group of Multiethnic Busy People Working in an Office

Integrar parceiros e clientes pode aumentar a capacidade de inovação da sua empresa

Visando responder a alta competividade do mercado, as empresas estão cada vez mais buscando aumentar a sua capacidade de inovação. Porém, ainda para muitos o processo de inovação é quase uma “caixa-preta”. Ou seja, desconhecem as suas etapas e fatores essenciais para potencializar o processo de inovação.

 

Nenhuma inovação pode ser desenvolvida sem que a organização disponha de uma estrutura capaz para fomentar a elaboração de novas ideais. Pois para inovarmos precisamos essencialmente de conhecimento. Assim, a capacidade de inovação das empresas é decorrente da capacidade das organizações em absorver conhecimento externos e também desenvolver novos conhecimentos internos.

 

Atualmente, é amplamente reconhecido a estratégia de integração de vários atores no processo de inovação. Como exemplo, para produzir um novo produto, precisamos de várias perspectivas internas como marketing, vendas, produção, etc. E também de vários atores externos, como clientes, fornecedores e usuários.

 

A cooperação de parceiros no desenvolvimento de inovações é um processo essencialmente social, incluindo canais informais e aspectos de relacionamento interpessoal. Estabelecer uma boa singularidade dos objetivos pode suavizar eventuais conflitos no processo. Além disso, a cooperação de diferentes atores deve ser estimulada por meio do comprometimento mútuo, objetivando atingir objetivos em comum.

 

Em resumo, verifique quais os seus benefícios e como o parceiro pode também se beneficiar no processo. Uma relação desbalanceada neste aspecto pode fazer com que a cooperação seja insustentável. Em adição, analise também como cada um pode contribuir no processo e estabeleça uma metodologia de colaboração, aproximando as linguagens e estabelecendo o papel de cada um no processo.

 

Parceiros: A integração de parceiros ou fornecedores afeta essencialmente a qualidade da inovação desenvolvida. Melhores práticas de produção podem ser levantadas com a integração de fornecedores, influenciando assim, além da qualidade, o tempo de desenvolvimento e os custos de produção.

 

Clientes: Incluir clientes no processo de inovação auxilia basicamente na compreensão da organização em relação a proposta de valor do produto ou serviço. A coleta de requisitos funcionais e técnicos podem antecipar eventuais problemas, bem como identificar de antemão funcionalidades ou atributos sem uma percepção de valor por parte do cliente.

 

Além da integração externa (parceiros e clientes), a cooperação interna pode auxiliar no desenvolvimento mais eficiente de inovações. Aproximar setores e percepções diferentes na organização pode aumentar a capacidade da empresa em inovar. Entretanto, tenha sempre um planejamento bem definido, para que a integração excessiva não atrase o lançamento do produto ou serviço.